1 - Como instalar um certificado digital A3?

Para instalarmos um certificado digital A3, temos que ter o driver do token ou leitora além do instalador do software gerenciador do certificado. Existem vários modelos diferentes no mercado. Cada fabricante fornece o driver e o software gerenciador do seu certificado. Se você precisa de ajuda para instalar e configurar o seu certificado A3, entre em contato com o fornecedor do certificado digital para obter os instaladores e o manual.

 

2 - Como instalar um certificado digital A1?

Antes de mais nada é necessário que você tenha o arquivo do certificado digital. Esse arquivo pode estar no formato .pfx ou .p12.

No seu computador, clique 2 vezes no arquivo. Será aberto uma janela de Importação de Certificado Digital (somente no Windows). A depender da versão do Windows, a tela inicial abaixo será exibida. Clique em Avançar.


 

Confirme o caminho e nome do arquivo e clique em Avançar.


 

Marque as opções:

  • Marcar esta chave como exportável;
  • Incluir todas as propriedades estendidas.

Informe a senha do Certificado e clique em Avançar.


 

Se você preferir pode escolher um caminho para o Windows armazenar seu certificado. Não é obrigatório. Recomendamos que você deixe marcada a primeira opção, para que a escolha do melhor repositório seja feita automaticamente. Clique em Avançar.

 

Pronto! O certificado digital foi instalado com sucesso, basta clicar em Concluir.

 

Caso queira conferir se o procedimento deu certo, no menu Iniciar do Windows, pesquise por "Opções da Internet" e clique para abrir a ferramenta:

 

Assim que aberto as Propriedades da Internet, vá na aba Conteúdo e em seguida clique em Certificados. Será exibido todos os Certificados que estão instalados:

 

Clique duas vezes sobre o Certificado que você instalou, para verificar seus detalhes:

 

Agora que você já tem o certificado digital instalado, acesse o Noov e crie novos vínculos.